Posts Usando o GitHub Copilot
Post
Cancel

Usando o GitHub Copilot

GitHub Copilot

O mundo está em constante transformação e evolução em diversos aspectos, sejam estes sociais, culturais, de negócio entre outros. E a área de tecnologia, como já faz um bom tempo, também vem na liderança dessas transformações e evoluções.

Seja na área da tecnologia, assim como em qualquer outra área, não existe “bala de prata”, ou seja, achar que uma única tecnologia será a solucionadora de todos os problemas que precisam ser resolvidos. É por isso que sempre surgem novas tecnologias capazes de solucionar desafios até então sem solução e em muitas vezes de uma maneira muito mais rápida.

E uma dessas novas tecnologias disponíveis é o GitHub Copilot.

Atualmente, atuando como arquiteto de Tecnologia/Cloud é um pouco mais difícil ter que criar algum código que não seja de infraestrutura, como Terraform ou Cloudformation. Entretanto, há alguns dias me desafiei a criar um programa em Python, a fim de validar algumas ideias. Obviamente que não sou um expert em python, porém consigo criar coisas bem básicas.

E no meu atual papel, e trabalhando em uma grande empresa, tenho a oportunidade de utilizar as mais novas tecnologias e para resolver o meu desafio em criar a aplicação python fiz o uso da solução Copilot oferecida pela GitHub integraga com o VSCode.

O programa em sí era bem simples, nada muito elaborado, mas como disse anteriormente não sou desenvolvedor e não atuo com programação o desafio se torna um pouco mais complexo.

Com a facilidade em utilizar o Copilot e a ajuda que ele fornece, toda a parte de escrita da aplicação durou 2 dias, foi necessário mais 1 dia para criar os testes unitários e algumas horas para documentar todo o código, tarefa esta que o Copilot também ajudou.

É claro que é necessário conhecer lógica de programação e alguns outros conceitos, porém o que é impressionante é o tempo ganho no desenvolvimento.

A pergunta que fica é: quantas horas a menos serão necessárias para criar uma solução, usando como apoio esse tipo de solução!?!?

This post is licensed under CC BY 4.0 by the author.