Posts Férias, o que fazemos com esse período tão importante?
Post
Cancel

Férias, o que fazemos com esse período tão importante?

Férias, sempre demoram para iniciar e acabam rápido

A palavra Férias, provém do latim ‘feria, -ae’, singular de ‘feriae, -arum’, que significava, entre os antigos romanos, o dia em que, por prescrição religiosa, não se trabalhava. - Fonte: Wikipédia

As férias laborais, ou simplesmente férias, são um período de descanso periódico de trabalho, maior que um fim de semana.

Segundo o dicionário Michaelis, temos como definição de férias:

  1. HIST Na Roma antiga, dia em que não se trabalhava por determinação religiosa.
  2. Dia de descanso.

Já que férias é um período onde estamos ausentes do trabalho, o que você faz em suas férias?

Confesso que antigamente, ficava muito ansioso para a chegada das férias e durante o perído uma sensação de querer voltar ao trabalho tomava conta de mim e pouco aproveitava meu período de descanso.

O interessante é que isso acontecia, não por falta de planejamento ou por falta de atividades a serem realizadas neste período e sim devido ao modelo de trabalho das empresas na qual trabalhava, ou seja, o ambiente de trabalha não me proporcionava a tranquilidade necessária para desfrutar desse período. Pelo menos, era isso que eu entendia.

Conforme os anos foram passando, descobri que toda essa ansiedade, era culpa minha! E isso acontecia, por falta de posicionamento profissional e por questões onde só pude compreender mais tarde, onde a experiência me apresentou uma forma de ver os fatos de uma maneira muito diferente.

E hoje, tenho certeza que não precisaria ficar ansioso e pouco aproveitar meu período de descanso, pois nada mudaria.

Após essa compreensão e novo entendimento, há alguns anos consigo aproveitar muito bem minhas férias, pois é um período importante para cuidar da saúde mental e física também. Esse cuidado ajuda a aliviar o estresse além de previnir outros males.

Para poder aproveitar ao máximo as férias, é importante fazer um planejamento financeiro e também logistico/estratégico, principalmente se esse período envolver viagens, sejam elas longas ou não.

Abaixo estão algumas dicas do ChatGPT para tentar reduzir a sensação de que as férias passam rápidas demais.

A sensação de que as férias passam rápido demais é uma experiência comum para muitas pessoas e pode ser atribuída a várias razões:

  1. Expectativas elevadas: Quando você espera ansiosamente as férias, suas expectativas podem estar muito altas. Isso pode levar a uma sensação de que o tempo está passando mais rápido do que realmente está.
  2. Rotina alterada: Durante as férias, muitas pessoas alteram suas rotinas normais. Isso pode incluir acordar mais tarde, não ter horários rígidos, fazer atividades diferentes e se envolver em experiências emocionantes. Essas mudanças podem criar uma sensação de que o tempo está passando rapidamente, pois você está tão envolvido nas atividades que não percebe o tempo passar.
  3. Aproveitar ao máximo: Quando você está se divertindo e aproveitando suas férias, pode estar tão imerso nas experiências que o tempo parece voar. O velho ditado “tempo voa quando você está se divertindo” se aplica aqui.
  4. Consciência do tempo limitado: Saber que as férias têm um período limitado pode fazer com que você se sinta mais consciente do tempo e, consequentemente, pareça que as férias estão acabando mais rápido.
  5. Comparação com a rotina diária: Ao retornar à rotina diária, você pode comparar o ritmo das férias, que era mais relaxado e emocionante, com a monotonia e as responsabilidades da vida cotidiana. Isso pode acentuar a sensação de que as férias passaram rapidamente.

Para prolongar a sensação de que as férias duraram mais tempo, é importante tentar encontrar maneiras de manter o espírito das férias na sua vida cotidiana. Isso pode incluir a incorporação de pequenos momentos de lazer, a busca por hobbies que o mantenham entusiasmado e a valorização de experiências significativas em sua rotina. A chave é encontrar um equilíbrio entre o trabalho e o lazer para que você possa aproveitar ao máximo cada momento, mesmo após o término das férias.

É importante tomar cuidado para não ser o Jorge ou a Claudia, como no vídeo abaixo…rsrs

Já planejou suas próximas férias?

This post is licensed under CC BY 4.0 by the author.