2011 01 17 Liderança
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Liderança

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

Fonte Wikipédia.
Liderança

É complicado falar sobre liderança, pois lido diretamente com diversas pessoas....onde de uma maneira tento liderá-las da melhor maneira...mas isso realmente é um trabalho muito difícil.

Os principais desafios na liderança são em momentos difíceis. A imagem abaixo, mostra muito bem o que é um momento difícil.

Momento dificil

No site efetividade.net temos alguns artigos que tratam exatamente sobre o assunto: Liderança!

Veja alguns deles:

Como liderar em momentos difícies

    • .

 

Aprenda a ser um bom ouvinte.

Os links acima são muito importantes.

Eu não sou nenhum filósofo, psicólogo, poeta e nem um grande Líder, mas sempre que preciso liderar pessoas procuro fazer o meu melhor.

Infelizmente alguns líderes, além de não serem nenhum exemplo, não sabem ouvir. Confesso que ouvir nunca foi uma especialidade minha, mas com o passar do tempo, estou procurando melhorar esse meu "lado" de ouvinte. Afinal de contas quero ser o líder de pessoas e que seja reconhecido e respeitado por elas e não ser reconhecido pelas pessoas como um péssimo ouvinte, igual a foto abaixo.

O chefe não escuta

Pesquisando mais sobre esse assunto, me deparei com diversos artigos sobre como ser isso ou como fazer direito, mas tudo é muito complicado.

Até que encontrei novamente um post do efetividade.net, onde o título é:

7 razões pelas quais o gestor de TI não é valorizado pela sua equipe

Ei vamos com calma, eu atuo na área de TI!

E eu não quero ser nenhum louco por controle, nem muito mesmo ser distante da equipe (já participei de almoços convidados pelo Líder, onde o mesmo escolheu o restaurante mais caro. Levou toda a equipe para uma confraternização e não pagou a conta, depois ele quer ser enxergado como um líder. Como?). Fornecedores pra mim, somente trato como negócios, nada de "amizade". Também não quero ser nenhum idealista, onde apenas uma ferramenta é a certa! Quero saber identificar os talentos e poder distingui-los de um simples recurso. E muito menos ser o CEO da organização.

Após essas leituras ainda existe muita estrada para ser desvendada.

Fazer as pessoas trabalharem é fácil, qualquer feitor de escravos sabe como fazê-lo, essa frase é de autoria do Anderson Rocha, extraída do artigo: Atitudes dos verdadeiros líderes.

Estava procurando mais informações para este post, quando assisti ao vídeo abaixo. Então, achei melhor finalizar, pois o vídeo ensina muito.

http://www.youtube.com/watch?v=FkPQ3jScJds&feature=related

“Suas crenças tornam-se seus pensamentos. Seus pensamentos suas palavras. Suas palavras tornam-se suas ações. Suas ações tornam-se seus hábitos. Seus hábitos tornam-se seus valores. Seus valores tornam-se seu destino.”

This post is licensed under CC BY 4.0 by the author.