2008 12 17 Instalando o Openoffice no Slackware
Post
Cancel

Instalando o Openoffice no Slackware

OpenOffice

Para quem ainda não sabe, o OpenOffice é uma suíte de escritório OpenSource distribuída pela Sun Microsystems.

O OpenOffice é uma verdadeira alternativa para a suíte de escritório "Microsoft Office".

Durante todo a sua existência já foram contabilizados quase 50 milhões de downloads, dos mais de 40 idiomas diferentes nos quais o OpenOffice.org está disponível. Ao ser disponibilizado sobre as plataformas GNU/Linux, Windows, Sun Solaris e Mac OS X (X11), entre outras, o OpenOffice.org rompeu a barreira da conectividade, integrando usuários dos mais variados perfis e estabelecendo o Software Livre como uma alternativa concreta no até então invariável mercado de aplicativos para usuários finais.

Para saber mais sobre o OpenOfice, acesse o site oficial do Projeto no Brasil.

Você pode baixar o OpenOffice diretamente do site oficial ou de algum mirror. Porém, para linux existem os seguintes formatos: RPM (para distribuições que utilizam esse formato) e DEB (para debian e seus derivados).

O Slackware não utiliza nenhum desses formatos, pois o seu sistema de pacotes é único em comparação às demais distribuições Linux existentes. O Sistema de pacotes do Slackware é o TGZ.

Porém, nada impede que você instale pacotes do tipo RPM, pois o sistema permite que isso aconteça, mas isso deve ser feito com cautela, visto que pacotes RPM podem possuir dependências ;)

Após, baixar a versão do OpenOffice, você terá um arquivo parecido com

$ ls -la BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR.tar.gz
-rw-r--r-- 1 brunorusso users 149118284 2008-12-15 23:04 BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR.tar.gz

Repare que eu efetuei o download da versão .tar.gz.

A primeira etapa que iremos realizar é a descompactação e "extração" desse arquivo.

$ tar xzvf BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR.tar.gz

Feito isso, será criado um diretório, parecido como:

OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358

Dentro desse diretório, temos um diretório chamado RPMS e dentro desse diretório estão os arquivos no formato rpm que iremos instalar, com o comando:

rpm -ivh *.rpm --nodeps --force

As opções --nodeps e --force é para que o rpm, não verifique se o pacote possui dependência para ser instalado e para forçar a instalação.

Após a instalação, vamos instalar o pacote, que agora esta em formato tgz que é o utilizado pelo Slackkware, de integração de Desktop. Esse paacote cria os mens no KDE/XFCE.

O comando que utilizaremos é:

installpkg broffice.org3.0-slackware-menus-3.0-noarch-9354.tgz

Pronto! O OpenOffice está instalado. Para acessá-lo através do KDE, vá até o menu Office ou Escritório e acesse os aplicativos do OpenOffice.

Essa instalação, foi realizada, no Slackware 12.2, porém os passos são os mesmos para qualquer outra versão do Slackware.

 

This post is licensed under CC BY 4.0 by the author.