Veja os fatos

Publicado em 01/06/200604/05/2014 por Bruno Russo

Em diversas propagandas (outdoor, revistas "inclusive revistas de Software Livre", Internet, etc") feitas pela Microsoft ela afirma que Linux é mais caro que Windows e ainda Lançou uma campanha e um web site entiludados de "Veja os Fatos".

Nesses "fatos" nunca os seus sistemas "priprietários" são inferiores que qualquer Sistema Operacional de código aberto. E sempre Linux é mais caro que o Windows e para essa afirmação ela provavelmente se baseia no valor do Suporte que empresas e profissionais cobram para instalar e configurar o Linux.

Muitas pessoas, algumas até muito inteligentes se deixam levar pelas afirmações dessas campanhas publicitárias e acabam imaginando um verdadeiro drama que deve ser ao utilizar Software Livre.

Mas, ora bolas, se você quer um sistema, por mais simples que ele seja como por exemplo instalar e configurar um Servidor de Arquivos (com domìnio) ou um Servidor Web, você vai precisar de um profissional capacitado para tal tarefa. Caso um profissional não qualificado para realizar essa função venha a fazer essa tarefa, haverá muita probabilidade de insegurança e invasão no sistema.

Talvez, seja nessa idéia que a Microsoft afirma que migrar para Linux seja mais caro. E como o sistema dela possui uma interface gráfica que facilita a sua configuração (não que o Linux não possui interfaces gráficas fantásticas, como por exemplo: KDE, xfce, gnome etc), mesmo que a configuração esteja errada ou melhor com falhas de segurança, muitas pessoas acreditam que isso torna o sistema mais fácil. Na verdade isso é um grande engano, pois muitas vezes o sistema devido à uma configuração errada pode se tornar mais vulnerável a ataques e a falhas.

Com isso podemos realmente "ver os Fatos", pois qualquer sistema para estar bem configurado e funcionando 100% deve ser configurado por profissionais qualificados e isso tem um valor.

Um bom exemplo é o que descrevo a seguir (um fato real), pois a impressão que existe é que ao obter a licença de um software proprietário da Microsoft você terá suporte sobre o produto porém não é bem assim. Quem tem verdadeiro conhecimento sobre Sistemas e pricipalmente sobre informática sabe que atualmente ter um sistema 100% homogêneo é muito difícil, pois existem muitas empresas que prestam serviços e essas empresas possuem características específicas e softwares específicos que atendem à sua necessidade. Vamos ao exemplo

Ao relatar um problema ao gerente de contas da microsoft (acho que é esse o nome do responsável por atender uma empresa), responsável por uma determinada empresa o mesmo diz que passará a informação ao seu pessoal de suporte. Algum tempo depois chega um e-mail com a reposta da pergunta realizada, porém a reposta não tem nada a ver com a pergunta (acredito que isso deve ter sido o fato do gerente não ter entendido a pergunta). Em seguida o gerente é contatado novamente e a sua respostaq é simples e imediata:

"…se você precisa de suporte no sistema você irá pagar para obter…"

Pera aí, pagar para obter suporte!

Resumindo para para obter um software (esse que pode vir com problemas e até mesmo roubar informações), além disso também preciso pagar para ter suporte, logo o custo disso deve ser elevado!!!

Então se eu usar Software Livre, em primeiro lugar não preciso pagar para obter o software em segundo lugar somente vou pagar para ter suporte, logo isso deve ser mais barato do que utilizar o software proprietário 😉

E viva o mundo Livre!

Esta entrada foi publicada em Diário com as palavras-chave fato. Adicione o link permanente aos seus favoritos.