Trabalhando com Mapas mentais

Mapa mental ou mapa da mente, é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade cerebral); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

A partir de um ponto central (ou idéia central), são criadas ramificações relacionadas ao ponto central.

O sistema de diagrama dos mapas mentais funciona como uma representação gráfica de como as idéias se organizam em torno de um determinado foco. Os mapas mentais funcionam exatamente como o cérebro, segundo Buzan. Quando um mapa mental é elaborado, cada parte do mapa é associada com o restante, criando conexões entre cada conceito.

Antigamente os mapas mentais eram elaborados em um papel comum com canetas coloridas, de forma a facilitar a leitura. Atualmente existem diversos programas de computador que realizam esse trabalho.

Mapas mentais são, aparentemente, semelhantes aos mapas conceituais. Contudo, os mapas conceituais são estruturados com base em relações entre conceitos, explicitadas por frases de ligação, formando proposições, as quais são passíveis de análise lógica.

Alguns especialistas não gostam da utilização o computador na elaboração de mapas mentais.

Atualmente, para a elaboração de mapas mentais utilizo o FreeMind. o Software é 100% gratuito e pode ser utilizado em diversos Sistema Operacionais, como por exemplo:

  • Microsoft Windows
  • Mac OS X
  • Linux
  • e diversos outros.

O FreeMind é um Software Livre, desenvolvido utilizando a linguagem Java.

A imagem abaixo demonstra a utilização do FreeMind na elaboração de um Mapa Mental.

Para ver outros exemplos do FreeMind, veja a galeria oficial do Site.

Um pensamento em “Trabalhando com Mapas mentais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *