Projeto Tamar

Publicado em 12/07/201001/05/2014 por Bruno Russo

Para quem não conheçe…

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental.Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Pois bem, estive visitando o local, mais precisamente a base do projeto Tamar que fica localizada na Praia do Forte na Bahia. O projeto é muito interessante, o local é muito bonito vale a pena a visita 😉 !

Para entrar e poder visitar é necessário pagar uma taxa de R$ 12,00 por pessoa. A visita ocorre sem “monitoramento”, porém é possível ver algumas espécies de raias,  peixes (inclusive tubarão), e obter diversas informações sobre as várias espécies de tartarugas.

Visitando o local é possível se deparar com imagens como as abaixo:

[[http://lh5.ggpht.com/_EYqPuhSEGNY/TDpZ_WmdBlI/AAAAAAAABWI/KYW-B7z2zcQ/s640/Tamar_6.jpg] http://lh5.ggpht.com/_EYqPuhSEGNY/TDpZ_WmdBlI/AAAAAAAABWI/KYW-B7z2zcQ/s640/Tamar_6.jpg] [[http://lh6.ggpht.com/_EYqPuhSEGNY/TDpZcgMpgzI/AAAAAAAABV8/vLTkQNmmqMY/s640/Tamar_4.jpg] http://lh6.ggpht.com/_EYqPuhSEGNY/TDpZcgMpgzI/AAAAAAAABV8/vLTkQNmmqMY/s640/Tamar_4.jpg]

Valeu a pena a visita!

Para maiores informações sobre o projeto TAMAR, acesse o site oficial em: http://www.tamar.org.br/

Esta entrada foi publicada em Dicas com as palavras-chave bahia, praia do forte, salvador, Tamar, tartarugas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.