Problema com KB893066

Publicado em 04/08/200604/05/2014 por Bruno Russo

Há cerca de 1 ano e pouco tive um grande problema com uma rede (WAN) Microsoft Windows. Esse problema me custou cerca de 40 horas initerrúptas de trabalho 😛

Até descobrir que o problema foi devido a uma atualização automática feita pelo Servidor e por todas as estações. O que ocorreu foi mais ou menos o seguinte:

A atualização automática dos Servidores Windows 2000, estavam ativadas, com isso qualquer KB?????? era feita automaticamente. Porém o servidor nunca era reinicializado, devido a disponibilidade que ele garante aos serviços que disponibiliza. Porém um belo dia ele foi reinicializado e para a surpresa toda a rede WAN, parou de funcionar.

Detalhe básico, essa atualização acabou com todos os tipos de acesso: Banco de Dados, Impressora, Arquivos compartilhados, etc. MAs até descobrir a causa do problema…lá se foi um dia, uma noite e mais um dia inteiro de Serviço.

Causa do problema descoberto, temos que descobrir uma solução!

Em contato com um amigo, que trabalha na própria Microsoft, ele me deu algumas dicas a mais importante é: “Nunca faça atualizações de KB?????? em um Servidor de Produção. Apenas aplique os famosos Service Pack” Lição aprendida. Porém, vamos levando o problema com a barriga até descobrir como solucionar. Mas o tempo é curto para poder parar e descobrir uma solução para o mesmo. Agora finalmente, cerca de um ano depois, descobria a solução. A atualização que ocasionava o problema era a: KB893066. Essa atualização era necessária devido uma falta de segurança no protocolo TCP/IP. A própria página dessa atualização possui vários outros links de como solucionar o problema ocasionado por essa atualização. Alguns desses links estão no final deste texto. A soluçao é simples, porém nem o suporte oficial conseguiu me ajudar. 🙁 Veja como resolver (é necessário fazer algumas alterações no registro, CUIDADO!!!): em.. HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesTcpipParameters cria-se uma nova chave com o nome: TcpWindowSize e com o valor: 17520 Além dessa chave é necessário criar uma segunda com o nome: EnablePMTUBHDetect com valor: 1

Feito isso tudo volta a funcionar. 😀

Links

http://support.microsoft.com/kb/893066

http://support.microsoft.com/kb/q263088/

http://support.microsoft.com/kb/890345

Esta entrada foi publicada em Diário com as palavras-chave kb, kb893066, microsoft, tcp. Adicione o link permanente aos seus favoritos.