Lições aprendidas, são realmente aprendidas pelas equipes?


Um item importante que existe em toda a empresa, mas é muito notório em projetos chama-se: “Lições Aprendidas”. Como o próprio nome diz, devemos aprender algo sobre algum item/entregável/status/comunicação/etapa do projeto que ocorreu durante alguma fase do projeto.

É através das Lições Aprendidas que podemos tornar recorrentes os resultados desejados; e impedir a recorrência dos resultados indesejados

Durante os últimos anos, pude participar de vários projetos, alguns com o escopo pequeno ou simples, outros complexos. Alguns com equipes formada por recursos juniores outros com equipes formadas por profissionais seniores e com grande experiência em sua área de conhecimento.

Em alguns projetos é obrigatório a entrega formal de um documento contendo todas as lições aprendidas pela equipe do projeto aos patrocinadores do mesmo.

Lessons Learned (original: http://www.thefreedomchase.com/wp-content/uploads/2014/04/Entrepreneurial-Lessons.jpg)Em todos os projetos, ocorreram situações onde uma resposta precisava ser aplicada, porém não tínhamos nos preparados para tal situação. Uma ação teve que ser tomada/executada e com isso um resultado foi obtido. Mas, se ocorrem situações em que não houve um planejamento prévio, significa que o planejamento falhou? Pode ser que sim, pode ser que não. Depende do caso…

Bom, mas o que devemos aprender com esta etapa do projeto que não deveria ser esquecida ou ignorada?

Entendo que podemos aprender a evitar que determinadas circunstâncias se repitam, isso vale para a mesma empresa ou não e/ou para projetos semelhantes. Não devemos ter como lições aprendidas a resposta para uma situação. Devemos usá-la como um conhecimento prévio, de modo que determinadas circunstâncias não ocorram novamente.

Escrever, relatar e documentar é algo que muitas empresas não identificam valor, pois a própria empresa não tem a cultura de documentar e ler. Logo, pra que escrever?! Entretanto, existem clientes que precisam saber o que o prestador do serviço aprendeu durante a execução do projeto.

Mas o que devemos levar em conta quando vamos listar/estudar as lições aprendidas?

Vejamos alguns exemplos:

  • O que aprendemos sobre o projeto em geral?
  • O que aprendemos sobre gerenciamento de projetos?
  • O que aprendemos sobre comunicação?
  • O que aprendemos sobre o orçamento?
  • O que aprendemos sobre como trabalhar com os patrocinadores?
  • O que aprendemos sobre como trabalhar com os clientes?
  • O que aprendemos sobre as atividades que ocorreram de forma como foram planejada?
  • O que aprendemos sobre as situações que não ocorreram de forma satisfatória?
  • O que aprendemos que devemos mudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *