Green IT

Publicado em 28/11/2013 por Bruno Russo

Green IT – É a aplicação inteligente de tecnologia e técnicas, com o uso eficiente de energia e ecologicamente corretas em toda a organização. Fonte: Framework SMART/GREEN ICT

[[http://brunorusso.com.br/imagem/green_it_logo.jpg] http://brunorusso.eti.br/imagem/green_it_logo.jpg]

 A responsabilidade pela “adoção” da Green IT (ou TI Verde), não é apenas da área de TI. Toda a organização precisa estar comprometida. Ter foco em Green IT não é racionar o uso de nada, apenas deve-se utilizar os recursos de forma mais eficiente e sustentável.

A Green IT, envolve diversos aspectos, entre eles podemos destacar:

  1. Pessoas: as organizações se tornam mais responsáveis e eficientes, e colhem os frutos de melhores relacionamentos e reputações
  2. Planeta: tornar a TI verde ajuda a reduzir níveis de emissao e poluição com a redução de consumo de energia e a troca por energia renovável mais limpa
  3. Lucro: organizações conseguem baixar seus custos, se tornarem mais eficientes e aproveitarem as oportunidades do mercado verde.

    [[http://brunorusso.com.br/imagem/tripe-da-sustentabilidade.jpg] http://brunorusso.eti.br/imagem/tripe-da-sustentabilidade.jpg]

    O que pode motivar uma empresa a ser mais verde, são basicamente três pilares:

  4. Motivadores de Negócio – redução de custos, com o uso da Green IT (custos de energia são muito altos; custos com equipamentos, sendo que uma opção verde é a centralização de serviços em um único servidor, virtualização e cloud computing)
  5. Motivadores Ambientais – estão preocupadas com o meio ambiente. (emissões de carbono e lixo eletrônico)
  6. Regulamentações Verdes – Leis que precisam ser seguidas (REACH – Registration, Evaluation, Authorization, and Restriction of Chemicals; RoHS – Restriction of Hazardous Substances; Cap and Trade; Política nacional dos resíduos sólidos “somente no Brasil”)

    Infelizmente, muitas empresas apenas adotarão práticas verdes a partir do memento que o terceiro pilar deverá ser atendido.

    Como podemos ser mais verder?

  7. Reduzir o comsumo de energia elétrica
  8. Imprimir menos
  9. Reduzir despesas com viagens (e-learning, teleconferência, video conferência, etc)

    Muitas empresas, realizam propagandas que de certa forma enganam os clientes/fornecedores. Esta prática é chamada de Greenwashing.

    Greenwashing (branqueamento ecológico) – “é o ato de enganar os consumidores em relação as práticas da empresa ou em relação aos benefícios ambientais de um produto ou serviço.”

    O Greenwashing, possui seis pecados descritos a seguir:

  1. Substituir equipamentos antigos por novos (por exemplo: monitores CRT por LCD ou preferencialemente LED) é uma boa em questões de economia para a empresa no que se refere ao consmo de energia elétrica.
  2. Comprar equipamentos que são mais verdes;
  3. Configurar o equipamento (desktop) para o modo Dormir (Sleep), quando ficaraem ociosos por aluns minutos.
  4. Diminuir o brilho da tela
  5. Utilizar réguas de energia que possam ser desligadas
  6. Evite proteções de tela por longos períodos de tempo.
  7. Não bloquear a saída de ar de cada computador.
  8. Virtualiazação de Estações
  9. Reduzir o consumo de Papel(80% do que é impresso, somente é lido uma vez e 45% do que é impresso é descartado no mesmo dia)
  10. Utilizar papel reciclado
  11. Utilizar iluminação adequada para cada ambiente
  12. Descartar equipamentos de forma correta
  13. Planejar o uso do equipamento, de forma que todo o ciclo de vida seja utilizado.

    Este SITE é hospedago em um provedor que adota padrões verdes [[https://secure.newdream.net/green5.png?75x75] http://www.dreamhost.com/green.cgi?brunorusso.com.br]

    Esta entrada foi publicada em Documentação, Gestão, IT, Notícias com as palavras-chave CO², gestão, Green IT, Greenwashing, Planeta, Responsabilidade, TI, TI Verde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.