Dia dos Pais

Publicado em 10/08/2008 por Bruno Russo

O mundo inteiro comemora há anos, o Dia dos Pais. Mas será que o povo conhece a origem desse dia? Na verdade, não existe um motivo único, mas tudo leva a crer que a data foi criada para fortaleer os laços familiares e o respeito por aquele que nos deu a vida.

A primeira versão da história mostra que a idéia de comemorar o Dia dos Pais nasceu na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem esculpiu o primeiro cartão, com a mensagem de sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

A segunda versão revela que a idéia de criar o Dia dos Pais foi de uma gorota norte-americana, filha de um veterano da guerra civil. Ela queria homenagear o próprio pai, que foi criar sozinho os filhos, após pressenciar a morte da esposa na hora do parto.

No Brasil, a idéia de comemorar a data partiu de um publicitário e foi festejada pela primeira vez em 16 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Mas a comemoração foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais.

Esta entrada foi publicada em Diário com as palavras-chave data comemorativa, dia dos pais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.