Ajudar o Software Livre, pra quê?

Publicado em 20/09/201001/05/2014 por Bruno Russo

Muitas pessoas me perguntam:

Por que você ajuda a traduzir documentação e a testar programas, só para reportar erros, o que você ganha com isso?

Pois, é muitas pessoas que não compreendem o modelo de software livre, todo o movimento que o rodeia e o significado de mutias palavras como: gratidão, sempre me perguntam isso!

Infelizmente, vivemos em um mundo onde poucas pessoas fazem algo sem esperar algo em troca.

Quantos textos já escrevi, quantos manuais elaborei e quantas pessoas consegui ajudar desta forma, não tenho a mínima ideia! Mas acredito que já ajudei muitas pessoas, com os meus pequenos textos que publiquei.

Recentemente recebi um e-mail em uma lista de discussão ao qual faço parte, onde havia um relato de uma pessoa deficiente visual, que conseguiu utilizar o computador graças ao Software Livre, e esse depoimento foi algo muito forte para mim, tanto que publiquei aqui no blog o depoimento.

No início desse mês, recebi o e-mail abaixo:

Onde, o João me agradece por eu ter traduzido uma documentação do inglês para o Poruguês, e graças a essa tradução ele conseguiu solucionar o seu problema com multilib no Slackware X86_64.

Infelizmente são pouquíssimos os “João” que enviam um e-mail, com uma pequena frase:

“Amigo, graças ao seu esforço consegui sanar o meu problema. Obrigado!”

Você deve estar se perguntando, você faz isso?

Sim. Sempre que possível envio um e-mail para a pessoa agradecendo-a.

Será que se o Linus, quando criou o Linux sabia exatamente o que estava criando? E se ele não tivesse disponibilizado o seu código, como estaríamos hoje?! Muitas empresas só existem devido ao Linux e ao seu criador!

É bom em determinados momentos, pensarmos sobre gratidão, algo que falta para muitas pessoas!

Esta entrada foi publicada em Crônicas, Diário com as palavras-chave Software Livre, www. Adicione o link permanente aos seus favoritos.